Uma das minhas maiores surpresas esse ano, foi quando passei a testar e utilizar uma ferramenta de chat em meus sites e de meus clientes.

Sabe esse “Fale Comigo” que tem ai embaixo, isso mesmo você pode conversar comigo e tirar suas em qualquer página do site, na verdade pode até navegar pelo site e continuar conversando.

Não tinha ideia se ele seria utilizados ou traria mais vendas para os meus negócios. Resulta um aumento sensível nas conversões. Pois no mundo de informações rápidas, enviar um e-mail pode ser muito trabalho ou demorado dependendo da situação. Outra vantagem é que seu visitante permanece no seu site por mais tempo, já que não precisa sair do seu chata para abrir o e-mail por exemplo.

Já aviso, não é fácil deixar o chat online para atender aos visitantes, pois se estiver online você precisa atende-lo ou terá um visitante muito insatisfeito com o seu chat e o tiro sairá pela culatra.

Mas antes de desistir já te digo que mesmo com ele offline a utilização é mais intensa que a área reservada a contato do site. E por isso recomendo fortemente que você tenha um chat instalado em seu site mesmo que não tenha disponibilidade para atendê-lo(Mais deixe isso claro no texto do box!).

Falando em disponibilidade hoje a grande maioria dos chats online possuem aplicativos para celular, assim você pode atender os seus clientes em qualquer lugar.

Mas ai vem o problema! Qual utilizar?

São dezenas de soluções para o chat online no seu site, listei aqui 5 delas que tem em comum uma versão gratuita( nada de teste por 15 dias apenas, free!).

Tenho a melhor em minha opinião mais fique livre para testar a melhor que se adeque a você, minha prioridade era a função multi sites e múltiplos operadores.

Comento abaixo cada um deles olhando apenas as funções fornecidas na versão gratuita, vamos lá!

 

ZENDESK

Zendesk chat

Zendesk (antigo Zopim) é um ferramenta robusta utilizada por grandes empresas como Philips e Hyundai.Você irá encontrar diversos sites falando sobre o Zopim, porem ele foi adquirido pela zendesk em uma bela transação em 2014 o que fez o plano gratuito deixar de ser tão atraente. A versão gratuita conta com um grande limitante que é apenas um chat ativo, assim um segundo usuário não consegue iniciar uma conversa online enquanto estiver atendendo um primeiro.

 


 

jivochat

A JivoChat já elimina o principal problema da Zendesk que são os chats simultâneos aqui eles já são ilimitados e você pode ter até 5 agentes para atender os chats. Também atende multisites.

 


 

crispim

No Crisp.im temos uma limitação de 2 agentes na versão gratuita e não possibilita multi sites em sua plataforma gratuita.

 


 

smartsupp chat gratuito

O SmartSupp tem agentes e chats ilimitados seu único “pecado” é não ter formulário pré chat na versão gratuita o que possibilita uma conversa ser iniciada sem que você tenha o e-mail e até o nome do visitante que está conversando.

Possui um diferencial de todos os outros que é a gravação da tela do usuário, o que permite ver a navegação do visitante e os pontos de cliques, na versão gratuita o histórico dessa função é de 1 dia com no máximo 1000 gravações por mês.

 


 

Tawk.to

tawk.to

 

Uma função das versões premium de todos os chats listados acima são os gatilhos. Os gatilhos iniciam um chat automaticamente com o seu visitante conforme regras pré definidas, exemplos:

Na página x após o visitante rolar a página até o final iniciar o chat com a mensagem “E ai gostou?”

Na página de vendas após 2 minutos iniciar o chat com a mensagem ” Sensacional o curso não? Qual a sua dúvida para ainda não ter adquirido?”

No Tawk.to esses gatilhos são possíveis na versão gratuita que alias é a unica versão que eles possuem, isso mesmo ele será sempre gratuito. Todas as funções de chats premiuns estão disponíveis nele.

  • Agentes, sites e chats ilimitados.
  • Total customização do box de chat.
  • Criação de atalhos para textos prontos
  • Banimento de usuário por IP.
  • Histórico completo

Com todas as funções disponíveis, fica difícil não optar pelo Tawk.to não é verdade?

Esta é a ferramenta que utilizo hoje aqui e nos demais sites e blogs que gerencio.

Infográfico com as principais características:

 

infografico os 5 chats gratuitos

 

Espero que tenha esclarecido sobre os chats ao vivo para websites, qualquer dúvida fica a vontade para me questionar através dos comentários abaixo.

Aproveite e já se inscreva na minha lista para não perder nada!