Hoje em dia a necessidade de se comunicar por e-mail com seus clientes ou possíveis clientes é gigantesca. É uma forma de manter o contato com um custo baixo, alto engajamento e totalmente sobre o seu controle.

Uma vez que você tem a autorização de enviar e-mails, o controle é totalmente seu e não há mais custos para atrair essa pessoa, sendo assim o ROI pode ir as alturas!

Mas qual a melhor forma de fazer ou ferramenta?

Dentre tantas no mercado fica difícil escolher, e já migrei de uma ferramenta para outra e não é uma das coisas mais e eficazes de se fazer! Perder a qualidade de um servidor que tinha a informação que o contato veio de um Duplo Opt-In, pode derrubar as suas taxas de entregas. Sem contar o possível entendimento dos seus e-mails como Spam. E trocar todos os formulários de seus sites e migração das sequencia de e-mails é bem chato e demorado!

Mas você quer saber, qual a melhor ferramenta de e-mail para o seu negócio?

Bem aqui vai a resposta: DEPENDE! Vai depender muito do seu negócio! A quantidade de contatos que possui, o propósito dos envios, etc… Precisa de Automatização? Ira enviar emails sazonais apenas? Qual o tamanho da sua lista? Que tipo de automação deseja? Qual o valor que cabe no orçamento da sua empresa?

Já vi muitos empreendedores passarem apuros por não conseguir cobrir os custos com a ferramenta de e-mail marketing, ou o gasto comer uma boa parte do lucro. Aiunda mais no começo de um negócio. Por isso depende, se para você o negócio tem um tamanho para suportar os U$199,99 da InfusionSoft  vai com tudo que a ferramenta é top! Mas com o dólar a 4 reais para muitos não é viável( isso que pagando com o cartão tem mais IOF). Você pode iniciar sem gastos com o MailChimp se não precisar de envios automáticos.

Percebeu que as variáveis são muitas, então abaixo vai um esboço das principais ferramentas do mercado que já usei, para te ajudar!(Não não tem uma InfusionSoft, mas quem sabe um dia chego ou ponto de precisar, me aguarde).

Começando pelas opções mais em conta você pode conhecer a:

MailChimp: Gratuita para até 2 mil contatos e 12 mil envios, sem automatização. Perfeita para quem está começando e não tem uma lista, apenas realizará envios sazonais para toda a lista. Acima dos 2000 contatos a mensalidade começa em U$30,00 e você já contará com a automatização.

Benchmark: Gratuita para até 2 mil contatos e conta com 14 mil envios mensais no plano Free. Plano superior em termos de contato inicia em U$28,95, mas possui planos mais baratos para uma lista menor com a liberação das demais funções. Possui versão em Português.

Essas são as principais gratuitas após teremos as mais conhecidas:

GetResponse:  Já utilizei por um bom tempo está ferramenta. Não possui plano free mais é possível testar por 30 dias. Tem um ótimo AutoResponder. Inicia a $15,00 para 1000 contatos, 2500 contatos á $45,00, e por ai vai… Possui tradução de 95% da ferramenta em Português.

Aweber: Utilizo hoje na conta de um cliente, tem um AutoResponder muito bom, de fácil alteração de sequencia no estilo Drag and Drop. Possui um trial de 30 dias limitado. Os planos se iniciam em $29,00 para até 2500 contatos.

Lembrando que todas estas são ferramentas em língua Inglesa, algumas com tradução mais suporte em inglês.

Nacional temos:

KlickMail: Voltada para a marketing digital, tem um interessante sistema de Tags, que diferente de listas, deixa o contato com etiquetas que podem ser colocadas automaticamente com base em ações. Facilita para separar novos clientes. Mensalidade se inicia em R$147,00 para 10.000 contatos.

Lead Lovers: Voltada para o Marketing Digital, mas cheia de recursos. Além da ferramenta de e-mail como as demais, tem a criação páginas, blogs e sites completos. Legal não! Para quem ainda não possui uma hospedagem ou um site em WordPress se torna muito interessante. Criação de notificações no Facebook. Não essencial para todos mas também possui a criação de área de membros para cursos online. Mensalidade de R$ 154,00 para 5.000 contatos.

Essas são algumas opções dentre as várias que existem, como todas possuem uma versão grátis ou um teste de 30 dias. Aconselho que entre em cada uma para decidir qual escolher para o seu negócio.

Caso queira conhecer mais sobre ferramentas de e-mail marketing online, me encaminhe um e-mail ou me deixe um comentário abaixo ficarei feliz em ajuda-lo.

PS: Segue uma lista mais completa das ferramentas de e-mail disponíveis hoje: 😛

Ah tem mais ok, sempre tem uma nova aparecendo!