Como investi R$300,22 em Facebook Ads e não aproveitei NADA!

Por Jefferson Savian

Em outubro de 2015 me vi na necessidade de começar a olhar outras fontes de renda já que o dólar em setembro daquele ano tinha batido R$4,14(Comercial), e meu e-commerce na época ia mal pela tamanha variação na moeda em pouco tempo.

Não conseguiria repor a mesma quantidade do meu estoque e não conseguiria competir com os demais concorrentes no mercado, fazia compras mensais já que o capital era baixo e tinha que repassar o aumento no preço e adivinha, vendas zero.

Então tinha que entrar de cabeça na venda de produtos digitais (ebooks, cursos online etc.), já vinha estudando sobre o assunto há um tempo pois tinha muito em comum com divulgar o meu e-commerce no facebook ads e google ads e no desespero entrei de cabeça e fui com ela direto na parede.

Os erros!

Entrei na Hotmart e escolhi um dos produtos mais vendidos (Erro nº1) e entre as instruções de afiliação existia um conteúdo para ajuda de afiliados, dentre esses conteúdos achei um vídeo no youtube do gerente de afiliados que dizia:

“O Produto converte com tráfego frio, basta enviar tráfego”

Além disso ele dava uma aula sobre como utilizar o pixel do Facebook para melhora a entrega do anúncio e fazer vendas, fui lá assistir de cabo a rabo e implementei, sabendo que levaria um tempo para ter a primeira venda.

Então defini os públicos, criei os anúncios e coloquei tudo para rodar, o anúncio direcionava a pessoa diretamente para a página de vendas (Erro nº2) do produto e toda a vez que uma pessoa clicava para ir para a página de vendas era marcado uma conversão no pixel (Erro nº3) para o Facebook melhorar cada vez mais a entrega.

Conforme imagem abaixo:

Anuncio errado Facebook

O ticket do produto era de R$300 e a comissão de R$150, então nesse caso eu poderia investir até R$150 para ter uma venda e assim ter um retorno zero e ir crescendo o investimento e o Facebook iria aprender para quem entregar os anúncios e eu iria cada vez mais fazer vendas com menor investimento.

O ROI* não veio!

*ROI em inglês é Return Of Investment, traduzindo temos Retorno Do Investimento.

Então chegando nos R$150 eu convicto que estava tudo certo continuei imaginando que a venda estava logo ali, quando cheguei aos R$300 eu não aguentei e desativei os anúncios.

Em marketing sempre buscamos o retorno do investimento uma vez que conseguimos ter as métricas de vendas de cada anúncio. Assim conseguimos por exemplo ver um real investido em tráfego retornar dois reais em vendas.

Nesse cado investi duas vezes o retorno do produto e não tive nem ao menos um boleto gerado!

Desativei os anúncios com eles com os dados abaixo:

Resultados facebook Ads

Os anúncios atingiram 90.936 pessoas algumas virão o anúncio mais de uma vez (não o mesmo anúncio anúncios com diferentes copys e imagens) por isso 113.304 impressões;

Foram um total de 2.519 ações que são cliques no link, curtidas e comentários nos anúncios.

Das pessoas que foram para a página da oferta temos 116 pessoas. (Como eu deixei esse anúncio rodando tanto tempo com esses números :/ )

E depois de investir esses R$300,22 eu tinha o que? NADA

Isso mesmo eu não tinha nada, não fiz nenhuma venda, não capturei nenhum e-mail de um possível interessado que poderia enviar uma sequência de e-mails, ou utilizar para fazer um público semelhante, nada.

Na verdade, foi um grande aprendizado de R$300 de como não fazer um anúncio!

E ainda encontro hoje pessoas fazendo exatamente a mesma coisa que fiz em 2015.

Como corrigir?

Então quero te mostrar agora como eu deveria ter feito e você deveria fazer também (minha opinião), mas antes quero comentar os erros que citei acima:

1º – Nunca inicie com um dos produtos mais vendido das plataformas de afiliados, já existem muitos afiliados lutando por vendas e muitos deles investindo muito dinheiro em anúncios e você já vai pagar caro pelos anúncios só pela competição e o produto pode estar lá apenas por causa de um lançamento (E se ele já está entre os mais vendidos você já perdeu o bonde).

2º – NUNCA envie tráfego diretamente para a página de vendas, nunca!

3º – O pixel do Facebook deveria ter sido usado de maneira correta, nesse caso marquei apenas o clique sendo que existe um tipo de anúncio específico para esse fim.
Você deve usar o pixel para uma compra ou cadastro para ter a otimização dos anúncios. E o pixel precisa de um número mínimo de conversões na janela de 1 ou 7 dias para começar a otimizar.

Citado os erros esse é um dos esquemas que você precisa fazer para anunciar um produto:

Anuncio certo Facebook Ads e1522787507369

Explicando:

Seu anúncio leva para uma página de captura sua (Seu domínio) com um artigo ou uma recompensa em troca do e-mail, aqui você já tem pelo menos um e-mail (lead) e já é o primeiro retorno do seu anúncio. (Ativo 1)

Nessa mesma página você já criar um público personalizado de pessoas que visitam essa página (Público 01), criando seu Ativo 2.

Quando o visitante vira Lead ele vai para a página de obrigado onde você irá criar o público personalizado (Público 02), seu Ativo 3.

Existem várias estratégias para a página de obrigado, renderiam um artigo enorme sobre o assunto. Algumas alternativas:

  • Apenas agradecer o cadastro e avisar que o conteúdo será enviado por e-mail.
  • Agradecer e deixar um botão para uma oferta (fica a critério do lead clicar).
  • Agradecer e já redirecionar ele para a página de vendas do produto.
  • Ter um produto para oferecer como Tripwire nessa página.

Quando o lead é direcionado para a página de vendas por ter clicado em um link no seu e-mail ou página você deve criar um público personalizado (Público 03), seu Ativo 4.

Com esses ativos você consegue fazer um remarketing, anunciando para as pessoas que visitaram a sua página e não se cadastraram e para aquelas que se cadastram e depois de um determinado tempo ainda não compraram. É só excluir um público do outro.

Então com esse “esquema” conseguimos com um anúncio gerar 4 ativos, sendo o mais valioso deles a lista de e-mail, pois o ativo da lista você com relacionamento consegue no futuro gerar mais retorno para o seu investimento nos anúncios seja com outros produtos ou visitas ao seu blog.

Importante!

Lembre-se o seu principal objetivo deve ser ajudar as pessoas o dinheiro será consequência da ajuda que fornece as pessoas.

Se fizer tudo isso apenas pelo dinheiro sinto muito você irá falhar! Falo por experiência própria, os resultados só vêm quando se disponibilizar para ajudar o próximo!

Bem era isso, espero ter ajudado a não cometer o mesmo erro que eu …

PS: Sobre as dicas recebidas e seguidas do gerente de afiliados, não culpo ele eu posso ter errado na escolha do público e talvez pudesse ter dado certo com um investimento maior por dia.

É um método, mas a meu ver não é sustentável uma vez que sem tráfego do Facebook você fica sem nada!

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