E-mail marketing é um dos grandes pilares do marketing digital, para mim um dos mais importantes, pois cria uma comunicação com o seu cliente de forma automática e “gratuita”.

Mas nada adianta uma ótima estratégia de captura de leads e e-mails se a maioria deles vão para o SPAM.

 

Ferramenta E-mail Marketing

 

Entenda que cabe a você verificar se todas as configurações para envio de e-mail estão corretas.

O Melhor Sistema e o Melhor Servidor do mundo não vão te ajudar se suas configurações estiverem erradas.

Não existe Milagre!

Para isso existe uma ferramenta online gratuita que faz esse teste para você e te aponta tudo o que precisa corrigir.

Essa ferramenta é o Mail-tester.

 

Mail-Tester

 

O Mail-Tester é uma ferramenta gratuita criada por duas empresas a MailPoet e a AcyMailing, que precisavam de uma ferramenta barata, simples e eficiente para testar seus e-mails.

O site funciona gerando um endereço de e-mail aleatório, óbvio com o domínio deles, e você deve enviar um e-mail do seu sistema de e-mail para o e-mail fornecido.

Após basta clicar em Checar Seu Score e esperar a Lesma receber o seu e-mail.

Após receber o Mail-tester vai te mostrar uma tela da análise do seu e-mail.

Sua nota será dada de 0 – 10

São 4 artes bem legais sobre o seu envio de e-mail:

Análise dos dados do e-mail

O primeiro ponto da análise é a possibilidade de ver como o seu e-mail será apresentado na versão html no desktop, tablet e celular.

Também é possível ver a versão texto enviada e o código fonte do seu e-mail, isso é importante para verificar algo errado no código que te tirou pontos.

 

SpamAssassin

O spamassassin (Assassino de SPAM) é amplamente usado no mundo inteiro, é uma ferramenta open-source e gratuita.

Seu e-mail é verificado em uma instalação padrão desse filtro de Spam, mas lembre-se que existem vários outros.

Autenticação do seu e-mail

Aqui é onde o bicho pega!

São as configurações feitas no seu domínio para autenticar, validar e autorizar o seu e-mail.

SPF

Sender Policy Framework (SPF) é um sistema de validação de e-mails por meio da verificação dos IPs que impede que falsos remetentes se aproveitem da integridade de outras redes para enviar mensagens indesejáveis ou até mesmo fraudulentas

DKIM

DKIM é um sistema de autenticação que usa a tecnologia da criptografia para permitir que os provedores de e-mail (ISPs) reconheçam e legitimem o domínio remetente de um envio. Ou seja, é por meio da configuração do DKIM que os provedores conferem se “você é mesmo quem diz ser“.

DMARK

Um registro DMARC permite que o remetente indique que seus emails são protegidos por SPF e/ou DKIM, e recomenda o que fazer caso nenhuma dessas autenticações sejam aprovadas. Por favor, confirme que você já tenha registros DKIM e SPF antes de usar DMARC.

Associação do servidor

DNS ou (rDNS) são determinações de um nome de domínio que está associado a um determinado endereço de IP.
Algumas empresas como a AOL podem rejeitar qualquer mensagem enviada a partir de um servidor sem rDNS.
Por isso, você deve garantir que possui um. OBS: você não pode associar mais de um nome de domínio a um único endereço IP.

Atribuição do domínio

Verifica se existe um servidor de e-mail (MX Record) com o seu nome de domínio.

Verificação do hostname

Verificamos se há um servidor (registro A) configurado para seu hostname

Formatação de do e-mail

Aqui você verifica se todas as imagens possuem um atributo ALT(nome alternativo).

O atributo ALT permite que você insira uma descrição para imagens, sendo útil para os casos de bloqueio das imagens

Se sua mensagem possui um cabeçalho list-Unsubscribe

O cabeçalho List-Unsubscribe é necessário se você enviar e-mails em massa, que permite ao usuário facilmente abandonar a sua lista de discussão.

 

Blacklists

Para proteger os usuários existem Lista Negras de Ips se um servidor com um determinado ip envia muitos e-mails “irregulares” esse é colocado em uma lista negra.

O Email Tester verifica 25 BlackLists

São elas:

 

Links Quebrados.

Verifica se seu e-mail tem algum link quebrado dentro da mensagem, o que não é bom.

Se passar em todos esses pontos vai conseguir uma nota como essa:

 

 

Concluindo

Essa é a parte um pouco técnica do envio de e-mail mas é necessária para que seu e-mail chegue na caixa de entrada do seu cliente.

Abaixo deixo um vídeo onde mostro como fazer o teste no Mail Tester