Eu realmente gosto de testar e saber o que o mercado digital tem a oferecer e como passo um bom tempo testando para ver quais ferramentas realmente valem apena, mesmo que pagas, e para economizar seu tempo preparei este artigo.

Não sei se você sabe, mas, é assim que aumentamos os nossos resultados na internet, e, certamente também é isso o que você busca ao adicionar um chat no seu site.

Tudo o que você precisa saber sobre chat gratuito para o seu site está aqui!

Antes de iniciar quero dizer que uma das minhas maiores surpresas esse ano, foi quando tomei a decisão de adicionar um chat em meus sites e de meus clientes.

Sabe esse “Fale Comigo” que tem ai embaixo nesta página, isso mesmo, você pode conversar comigo e tirar suas dúvidas no exato momento em que elas surgirem e o melhor, esta opção está em qualquer página do meu site, em todas as páginas se eu assim quiser, na verdade pode até navegar pelo site e continuar conversando.

Confesso que no início não tinha ideia se o chat seria utilizados ou se traria mais vendas para os meus negócios e clientes, mas, para a minha surpresa, não só aumentei meus resultados elevando a taxa de contatos, como agora eu posso assessorar meus visitantes (você) em tempo real, isso é muito gratificante, ao menos para mim, pois realmente gosto de ajudar.

Hoje nós vivemos em uma era imediatista, pois no mundo de informações rápidas, enviar um e-mail pode em alguns casos ser muito trabalhoso ou demorado dependendo da situação, como consequência o contato acaba não acontecendo na maioria das vezes.

Agora o que realmente mais me fascina é entrar no Google Analytics e ver a minha métrica de permanência e retenção do site lá em cima, isso conta muitos pontos no “motor de busca” do Google, caso você ainda não saiba disso, posso te explicar melhor em nosso chat 😊

Ter uma boa taxa de retenção no seu site é uma vantagem porque o seu visitante permanece no seu site por mais tempo, já que não precisa sair do seu site para  abrir o e-mail por exemplo ou pegar o celular para conversar com você pelo WhatsApp.

Mas tenho que dizer, nem tudo são flores, se você coloca um chat online, você tem que ter alguém para atender os seus visitantes pelo menos no horário comercial, os seus resultados normalmente se iniciam no chat  você precisa atende-lo ou terá um visitante muito insatisfeito com o seu chat e o tiro sairá pela culatra.

Mas antes de desistir já te digo com toda experiência, com chat  offline a taxa de utilização é mais intensa do que a página reservada ao contato do site.

E por isso recomendo fortemente que você tenha um chat instalado em seu site mesmo que não tenha tanta disponibilidade para ficar online para atender seus visitantes. Você pode deixar uma mensagem pré-configurada para isso!

Falando em disponibilidade hoje a grande maioria dos chats online possuem aplicativos para celular, assim você pode atender os seus clientes em qualquer lugar. 😉

 

Mas ai vem o problema! Qual utilizar?

No início da minha jornada eu passei por isso e sei exatamente como se sente!

São dezenas de soluções para o chat online disponíveis para download na internet que você pode incluir no seu site, mesmo que você não entenda nada de programação.

Eu listei aqui 5 delas que tem em comum uma versão gratuita, é 100% gratuita de verdade (nada de teste por 15 dias apenas, FREE!). Desta forma você não vai ficar por aí caçando e perdendo tempo com propagandas que te levam ao erro.

Eu testei vários e consequentemente Tenho a melhor em minha opinião, mais fique livre para testar a melhor que se adeque a você e a realidade do seu negócio. No meu caso, a prioridade era a função multi sites e múltiplos operadores porque tenho muitos negócios em curso.

Agora sem mais delongas, dito e esclarecido o contexto inicial, Comento abaixo cada um deles olhando apenas as funções fornecidas na versão gratuita, vamos lá!

 

ZENDESK

Zendesk chat

Zendesk (antigo Zopim) é uma ferramenta robusta, utilizada por grandes empresas como Philips e Hyundai.

Você irá encontrar diversos sites falando sobre o Zopim, porém, ele foi adquirido pela zendesk em uma bela transação em 2014 o que fez o plano gratuito deixar de ser tão atraente, vou logo adiantando.

A versão gratuita por sua vez conta com um grande limitante, em minha opinião é claro, que é apenas um chat ativo. Na prática quer dizer que no momento em que um segundo usuário entrar no seu chat, ele não consegue iniciar uma conversa contigo online enquanto Você estiver atendendo o primeiro.

Fala sério, isso é péssimo, não sei como eles não perceberam isso ainda!

 


 

JivoChat por outro lado, já elimina o principal problema da Zendesk, ao meu ver o bom é que os chats simultâneos são ilimitados e você pode ter até 5 agentes para atender os chats.

Aqui para nós, uma empresa com 5 atendentes direto, já é uma baita empresa

O bacana da JivoChat é a possibilidade de utilizá-lo em multisites, ou seja, você pode com um mesmo acesso (login) cuidar de diversos sites, sem nenhum stress.

Eu recentemente migrei para o JivoChat pela facilidade de uso, utilizo hoje aqui e nos demais sites e blogs que gerencio. Com a função muiltisites não importa de qual domínio o visitante venha, eu consigo atender com precisão.

Poder atender os visitantes em uma única aba ou aplicativo é tudo de bom, mas para colocar a cereja no bolo recentemente liberaram na versão gratuita os gatilhos (falo mais deles para o final)!

Sempre atendo os visitantes utilizando o app para celular da Jivochat. Teste me!

PS: É! Aqui já entreguei o melhor deles mas continue seguindo o artigo… 😊

 


 

crispim

Já No Crisp.im temos uma limitação, são apenas 2 agentes na versão gratuita e não suporta multisites em sua plataforma gratuita.

Nem tudo é perfeito nas versões gratuitas!

 


 

smartsupp chat gratuito

O SmartSupp tem agentes e chats ilimitados, seu único “pecado” é não ter formulário pré chat na versão gratuita, onde capture o nome e e-mail, te impossibilitando assim de fazer uma abordagem calorosa ao visitante, afinal quem não gosta de ser chamado pelo próprio nome numa conversa.

Pois é o SmartSupp não possibilita obter os dados primários do contato antes de uma conversa ser iniciada. Ao meu ver, isso é uma perda significativa de tornar o atendimento extraordinário sem que você tenha o e-mail e até o nome do visitante que está conversando.

Por outro lado possui um diferencial em relação a todos os outros que é a gravação da tela do usuário. Gravar a tela te permite ver a navegação do visitante e os pontos de cliques, na versão gratuita o histórico dessa função é de 1 dia, com no máximo 1000 gravações por mês.


 

Tawk.to

tawk.to

 

Uma função das versões premium de quase todos os chats listados acima são os gatilhos.

Os gatilhos iniciam um chat automaticamente com o seu visitante conforme regras pré definidas, exemplos:

Na página x após o visitante rolar a página até o final iniciar o chat com a mensagem “E ai gostou?”

Na página de vendas após 2 minutos iniciar o chat com a mensagem” Sensacional o curso não? Qual a sua dúvida para ainda não ter adquirido?”

No Tawk.to esses gatilhos são possíveis na versão gratuita que aliás é a única versão que eles possuem, isso mesmo ele será sempre gratuito. Todas as funções de chats premiums estão disponíveis nele.

  • Agentes, sites e chats ilimitados.
  • Total customização do box de chat.
  • Criação de atalhos para textos prontos
  • Banimento de usuário por IP.
  • Histórico completo

Com todas as funções disponíveis, fica difícil não optar pelo Tawk.to não é verdade?

Mas acalme-se não tome decisões precipitadas. O único problema que ele não é tão amigável para configuração como os demais e tem gente até vendendo curso para ensinar a utilizá-lo, devido a sua complexidade de utilização para os usuários menos familiarizado com tecnologias.

Agora vamos a um resumo visual das funções dos 5 chats apresentados.

 

Infográfico dos Chats

Infográfico com as principais características:

 

infografico os 5 chats gratuitos

Conclusão

Não custa nada repetir, afinal nunca é demais compartilhar o que tá funcionando, os meus resultados deram um salto após adicionar um chat nos meus sites e a credito que o mesmo pode acontecer contigo. Quanto antes você iniciar os testes melhor, essa que é a verdade!

Os dois únicos chats que de fato merecem sua atenção e concorrem entre si são o Tawk.to e o JivoChat.

Se você não precisa de mais de 5 operadores para o seu site, eu recomendo o JivoChat por ter uma interface mais amigável e intuitiva.

Ele me atende perfeitamente desde o primeiro momento e você pode fazer o download gratuito agora clicando aqui!

Caso ainda tem dúvida e quer testar o JivoChat conversando comigo, clique aqui e me chame para conversar. Será um prazer para mim te conhecer um pouco mais!

Também posso te auxiliar nas configurações do Jivo seu site.

Espero que tenha esclarecido tudo o que você precisava saber sobre os chats ao vivo e gratuito para websites, qualquer dúvida se sinta à vontade para me questionar através dos comentários abaixo ou diretamente no chat da JivoChat.

Aproveite e já se inscreva na minha lista para não perder nada porque esta vai ser a sua melhor Decisão Digital!